Blogia
Buenosdiasamerica

4o Colóquio Marx e Engels

4o Colóquio Marx e Engels
Centro de Estudos Marxistas (Cemarx-Unicamp)
Novembro de 2005

Chamada de trabalhos

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, abriu as inscrições de trabalhos para o 4o COLÓQUIO MARX E ENGELS, que ocorrerá entre os dias 08 e 11 de novembro de 2005.
Este colóquio traz algumas novidades frente aos colóquios anteriores. A primeira delas é que a Comissão Organizadora, considerando o crescente interesse despertado pelo nosso seminário no exterior, decidiu que o IV Colóquio Marx e Engels será um evento de âmbito internacional.
Veja abaixo a programação, as normas de funcionamento e o prazo para inscrição de trabalhos.
PROGRAMAÇÃO

Período Horário segunda-feira
08/11/05 terça-feira

09/11/05 quarta-feira
10/11/05 quinta-feira
11/11/05
Manhã 9:00 ReuniãoGTs ReuniãoGTs ReuniãoGTs ReuniãoGTs
Tarde 14:00 Conferência 1 Conferência 2 Conferência
3 Conferência
4
Noite 19:00 Reunião GTs Reunião Crítica Marxista ReuniãoGTs Jantar de confraternização

NORMAS

1. O 4o Colóquio Marx e Engels terá um formato diferente dos três colóquios anteriores, passando a privilegiar a apresentação de trabalhos em Grupos Temáticos, que realizarão sessões simultâneas. Como programação comum, teremos as palestras, em horário acessível a todos os participantes.

2. As palestras serão proferidas por conferencistas convidados pela Comissão Organizadora. Cada sessão de palestras poderá ter um ou dois palestrantes.

3. Os Grupos Temáticos são os seguintes:
GT 1, A obra teórica de Marx e o marxismo
GT 2, Marxismo e ciências humanas
GT 3, Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo
GT 4, Socialismo no século XXI

4. Cada grupo temático terá um coordenador e um subcoordenador. Todo pesquisador interessado poderá enviar trabalho para apresentar num grupo de sua escolha – sendo que, eventualmente, a Comissão Organizadora do IV Colóquio Marx e Engels poderá remanejar a distribuição das propostas de um grupo para outro.

5. São reservados cinco períodos para reuniões de GTs. Os coordenadores de cada GT proporão à Comissão Organizadora o número de reuniões do seu grupo de acordo com o total de comunicações recebidas e com a distribuição que considerar melhor – número de comunicações a serem apresentadas por sessão e número de sessões a serem realizadas. A Comissão Organizadora definirá a agenda final, distribuindo da melhor forma possível as reuniões dos quatro GTs, de modo a reduzir o número de sessões simultâneas, facilitando o acesso do público a diferentes sessões, e de modo a não sobrecarregar a programação.

6. O prazo para a inscrição das comunicações encerra-se no dia 31 de maio de 2005. O pesquisador deverá enviar a sua comunicação para o Cemarx, com duas cópias impressas e uma em disquete. Atenção: o autor deverá indicar no próprio envelope e de modo visível o Grupo Temático para o qual está enviando a comunicação. O texto deverá conter entre doze e vinte e quatro mil caracteres (contando espaço) em times new roman 12. Do texto deverão constar o título da comunicação, o nome do autor e a sua condição (professor, pós-graduando ou pesquisador independente). O texto deve definir o tema da comunicação, apresentar as suas teses e explicitar o debate (teórico, historiográfico ou político) no qual a comunicação se insere. No dia 30 de junho, o Cemarx divulgará a lista de comunicações aceitas para o 4o Colóquio. Cada expositor terá cerca de 30 minutos para apresentar a sua comunicação.

7. O Cemarx solicita a preferência para a publicação dos textos apresentados no colóquio.

8. Outra novidade do 4o Colóquio Marx e Engels é a abertura para a participação de alunos de graduação. Os estudantes de graduação poderão apresentar trabalhos de pesquisa de iniciação científica cujos temas se enquadrem em um dos quatro Grupos Temáticos do colóquio. Esses trabalhos serão expostos na forma de painéis. O prazo de inscrição também é 30 de maio de 2005. O estudante deverá enviar um resumo de sua pesquisa para o Cemarx, com duas cópias impressas e uma em disquete. O texto deverá conter dois e três mil caracteres (contando espaço) em times new roman 12. Do texto deverão constar o título da comunicação, o nome do autor e o curso de graduação no qual ele está matriculado. O texto deve apresentar o tema da pesquisa e apresentar as suas principais idéias e objetivos. No dia 15 de julho, o Cemarx divulgará a lista das pesquisas de iniciação científica aceitas para serem expostas nos painéis do IV Colóquio Marx e Engels.

9. O Cemarx não pode conceder ajuda financeira aos participantes do colóquio. Enviará a notificação de aceite aos inscritos no dia 30 de junho, quatro meses antes do início do evento, justamente para que todos tenham tempo suficiente para solicitar financiamento às agência de fomento e universidades.

Inscrições:
Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), IFCH-Unicamp
Caixa Postal 6110 CEP 13083-970 Campinas SP

Informações:
Cemarx: (19) 3788-1639/ www.unicamp.br/cemarx/ cemarx@unicamp.br
Secretaria de Eventos do IFCH-Unicamp (19) 3788-1601 / seceven@unicamp.br

0 comentarios